Metabolismo, o que é isso? (Parte 1)

Encontramos pela vida muitas promessas de treinos, exercícios, alimentos, suplementos, acessórios, etc, que se você utilizar irão acelerar seu metabolismo.

Mas você sabe o que é METABOLISMO???

Metabolismo é o conjunto de transformações químicas e físicas que ocorrem  dentro da célula para extrair energia dos nutrientes/substâncias e transferi-la aos locais do corpo onde é necessária. Ele envolve todas mudanças em nível molecular pelas quais se faz o crescimento (anabolismo) e a degradação (catabolismo) de tecidos do nosso corpo.

Para isso, uma demanda energética ou gasto energético se torna imprescindível. O gasto energético diário (GED) é definido como a soma da taxa metabólica em repouso (TMR),  efeito térmico dos alimentos e da energia gerada na atividade física.

A TMR refere-se à demanda de energia necessária para manter todas as funções corporais em equilíbrio durante o repouso, respiração, batimento cardíaco, funcionamento do intestino, etc. O efeito termogênico dos alimentos diz respeito, a quantidade de energia utilizada para digerir por completo os alimentos ingeridos. Já o gasto calórico da atividade física, dependerá do nível de intensidade e duração executada na atividade.

Entre os diversos fatores importantes que afetam o GED, o que mais se destaca é a atividade física, pois a característica dela irá determinar a quantidade de energia necessária para sua realização e recuperação. Por exemplo, certos atletas duplicam seus gastos calóricos diários em função de treinamentos árduos.

Outro fator que afeta de maneira significativa o GED, é o clima. Por exemplo, a TMR de pessoas que vivem em áreas tropicais (quentes) em geral é 5% a 20% mais alto do que as que vivem em climas temperados (frios). Os exercícios realizados no calor também estabelecem pequena carga adicional, em torno de 5% de acréscimo na captação de oxigênio, quando comparado a um ambiente termicamente neutro, e quanto maior for o nosso consumo de oxigênio maior será nosso gasto calórico. Porém, em ambientes frios, a quantidade de gordura corporal da pessoa e a eficiência da roupa que está usando, irão determinar a ação do metabolismo em repouso, destacando que se o frio for extremo a taxa metabólica pode duplicar ou triplicar.

O GED de um indivíduo encontra-se entre 2.700 e 2.900 kcal para homens e 2.000 a 2.100 kcal para mulheres, de 15 a 50 anos de idade, entretanto essa média pode sofrer variações de acordo com a intensidade e duração da atividade física praticada, pois estes são fatores importantes que afetam a dificuldade física de uma determinada tarefa, influenciando no gasto de energia necessário para sua execução.

Como perceberam, o metabolismo depende constantemente do fornecimento de energia pelas células, essa energia tem um nome, Adenosina trifosfato, mais isso já é outro assunto.

😉

Os comentários estão encerrados.