Benefícios dos suplementos alimentares e como eles devem ser aplicados na dieta

?

1) Quando deve ser indicado um suplemento alimentar?

Uma boa alimentação, hábitos saudáveis e a prática regular de esportes fazem parte da rotina de atletas amadores e profissionais. Para aqueles que praticam uma atividade física regular, como é o caso de musculação ou corrida, ou mesmo atletas que vêem no esporte uma forma de trabalho, a inserção de suplementos alimentares tem como objetivo completar a dieta diária do esportista e auxiliar na reposição de vitaminas e sais minerais. Em alguns casos a falta do complemento pode ocasionar ao atleta a queda de rendimento, cansaço excessivo, deficiência de nutrientes, entre outros problemas.

Os suplementos são indicados para pessoas que necessitam de mais calorias, proteínas e vitaminas, além das que são consumidas nas refeições diárias. Como os atletas passam a maior parte do dia treinando, muitas vezes só com as refeições “comuns” (café, lanches, almoço e jantar) não conseguimos oferecer todos os nutrientes necessários. Por isso usamos os suplementos para complementar a alimentação base e atingir as quantidades de nutrientes que os atletas precisam.


2) Quais são os suplementos alimentares mais utilizados?

Hoje há no mercado diversos tipos de suplementos alimentares, cada um com a sua finalidade e dosagem. Entre os mais utilizados estão os repositores de minerais e água, os que são fontes de carboidratos, proteínas e aminoácidos, e os conjugados de carboidratos, proteínas e lipídios, entre outros. Esses produtos possuem inúmeros compostos que podem alterar o metabolismo do atleta, por isso, o auxílio de um nutricionista na preparação da dieta e, consequentemente na indicação do suplemento alimentar é primordial. Esse profissional agirá em paralelo com os treinadores e profissionais de educação física e assume um papel muito importante na saúde do atleta.


3) Quando deve ser indicado um suplemento alimentar?

Primeiramente o nutricionista deve investigar o hábito alimentar do esportista. Existem vários métodos de avaliação do consumo alimentar. Após este levantamento é feito o cálculo de quanto o atleta consome de nutrientes e qual o gasto estimado diário contando com o exercício. Dessa forma verificamos as deficiências e incluímos os suplementos de acordo com a necessidade de cada um.

O uso de suplementos sem necessidade pode ser prejudicial à saúde do atleta, já que a ingestão dos nutrientes vai estar acima do que ele necessita diariamente. O consumo elevado de sódio, por exemplo, pode elevar o risco de desenvolver hipertensão. Já o uso excessivo de suplementos com carboidratos pode ser o propulsor do ganho de peso.


4) Cite alguns suplementose suas indicações


Repositores hidroeletrolíticos

Bebidas esportivas com associação de carboidratos e eletrólitos (sódio, cloreto, potássio, vitaminas e minerais) para reposição de água e minerais durante o exercício


Repositores energéticos

Produtos formulados principalmente com carboidratos, para alcançar ou manter o nível de energia necessário dos atletas


Alimentos protéicos

Produtos com predominância de proteínas, para completar as necessidades do esportista


Alimentos compensadores

Produtos com formulação variada de nutrientes – carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais – para completar a alimentação dos atletas


Aminoácidos de cadeia ramificada

Produtos com concentrações variadas de valina, leucina e isoleucina, como fornecedores de energia. Estes aminoácidos são relacionados aos processos anabólicos do metabolismo e à redução de fadiga central em exercícios de longa duração


Autora: Dra. Camila Gracia (Nutricionista do esporte do HCor – Hospital do Coração)

3 Comentários

  1. Bianca disse:

    Olá Diego !! Não sei se poderá me ajudar, mas não custa nada tentar ..
    Há 2 anos atrás, eu tive uma filha e depois de 2 meses, descobri que estava com pancreatite biliar aguda .. Eu tinha pedra na vesícula e não sabia .. A pedra saiu e migrou para o pâncreas, sentia dores horríveis e nenhum médico descobria o que era.. Nisso tive uma infecção generalizada juntamente com a pancreatite, fiquei quase 2 meses internada, sem comer nada durante todo esse tempo, só no soro, depois entrei na alimentação parenteral e com isso perdi 18 kg.. Gostaria de saber o tipo de suplemento que eu posso tomar que não prejudique o pâncreas .. Pois emagreci muito e queria pegar peso além de massa.. Vc me indicaria algum bom ? Que eu ganhasse massa rápido e peso tbm ?

    Aguardo sua resposta !
    Desde já agradeço !

    Att,
    Bianca C

    • Diego Zanon disse:

      Olá Bianca C., na ver­dade não lhe indi­ca­ria suple­men­tos, como vc mesma citou vc per­deu mto peso em pouco tempo, e com uma ali­men­ta­ção bem ori­en­tada por um nutri­ci­o­nista com­pe­tente (levando em con­si­de­ra­ção seu his­tó­rico de pan­cre­a­tite tb) vc irá con­se­guir recu­pe­rar o peso que vc quer. E a par­tir desse pri­meiro passo, o pró­prio nutri­ci­o­nista poderá lhe pres­cre­ver a suplementação.

      Abra­ços!

  2. Juninho disse:

    Boa noite! sou magro e muito ruim de alimentar, gostaria de saber quais vitaminas seria ideal para mim?