O que você precisa saber sobre Diabetes?

O que é Diabetes?

É uma doença crônica onde existe falta absoluta ou total de insulina. Assim a glicose deixa de entrar nas células e se eleva no sangue. Atualmente o diabetes constitui um dos mais graves problemas de Saúde Pública. As modificações do estilo de vida e as mudanças nos hábitos diários são indispensáveis para o sucesso do seu tratamento.

Os dois principais tipos de diabetes são: Diabetes do tipo 1 (que se inicia na infância ou juventude) e a Diabetes do tipo 2 (que se inicia na idade adulta).

Quem é mais vulnerável à doença?

Pessoas com história familiar de diabetes e pessoas obesas podem apresentar uma incidência maior de Diabetes tipo 2.

Condições que danificam ou destroem o pâncreas, tais como a pancreatite auto-imune ou pancreatite causado pelo álcool, drogas, cirurgia de ressecção pancreática no caso de tumores, também podem causar diabetes.

Quais são os sintomas?

  • Sede e fome intensa;
  • Cansaço, desânimo;
  • Urinar muitas vezes em grande quantidade;
  • Embaçamento visual;
  • Impotência sexual;
  • Perda de peso;
  • Cicatrização difícil e infecções na pele.

É importante que a pessoa conheça a doença, bem como os sinais de descompensação aguda; hipoglicemia (glicose abaixo do normal) e hiperglicemia (glicose acima do normal) e descompensação crônica: formigamentos nos pés, neuropatia, etc.

Quais as conseqüências do Diabetes não-controlado? 

  • Cegueira;
  • Gangrena;
  • Enfarto do miocárdio;
  • Doença renal.

Como diagnosticar?

Através da glicemia de jejum maior ou igual a 110 miligramas por decilitro (mg/dl). Existem outros testes para diagnostico de diabetes que serão solicitados pelo seu médico.

Como prevenir?

No Diabetes tipo 2 as mudanças no estilo de vida pode proporcionar um melhor controle da glicemia e podem até evitar, ou pelo menos retardar, o surgimento das complicações da doença. Deve-se também evitar algumas drogas que podem causar diabetes temporário, incluindo corticoesteróides, beta-bloqueadores, diuréticos e fenitoína.

DICAS IMPORTANTES PARA MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA

Dieta Esvaziando a Geladeira 

 

 

 

Além de evitar açúcares e doces, algumas medidas saudáveis incluem:

  • Aumentar a ingestão de fibras solúveis (encontradas em frutas, vegetais e alimentos integrais) durantes as refeições, pode retardar ou minimizar o aumento da glicemia pós-prandial (após a refeição) e até reduzir a necessidade de insulina;
  • Evitar carnes gordas, manteiga, leite gordo, embutidos, etc;
  • Dar preferência a aves e peixes, principalmente os ricos em acido linolênico, o conhecido Ômega 3, como a sardinha (sem óleo), o salmão, truta;
  • Optar por cozidos ou assados e evitar frituras;
  • Evitar gorduras conhecidas saturadas como a do bacon e laticínios integrais e dê preferência ao óleo de canola;
  • A ingestão de sal deve ser moderada;
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Hábitos Saudáveis saude-bem-estar

 

 

 

 

Parar de fumar, pois o diabético fumante tem maior nível de colesterol total, pior controle da glicemia, aumento da incidência de complicações neurológicas e renais, e consequentemente maior taxa de mortalidade.

É importante examinar os pés todo dia, principalmente a área entre os dedos, em busca de lesões de pele, úlceras, inchaço (edema), bolhas ou formação de calos. Avise seu médico caso note alguma dessas alterações.

Exercício físico rosca halter

 

O exercício promove o condicionamento cardiovascular, a perda de peso, a redução da pressão arterial, a melhora do perfil lipídico e glicêmico. Além disso, evita o aparecimento do diabetes tipo 2 em pessoas com fatores de risco.

O diabético deve ingerir grande quantidade de líquidos durante e após o exercício e deve estar atento aos sintomas de hipoglicemia durante o exercício. Uma medida segura é ter um carboidrato à mão (barrinha de cereal, sucos ou uma fruta) caso apresente hipoglicemia.

Os exercícios aeróbicos leves são os mais indicados e incluem caminhada, ciclismo ou natação. Para praticar outros tipo de exercícios consulte seu médico e procure um professor de educação física qualificado, para que este seja feito com segurança.

Como tratar?

Além das mudanças no estilo de vida, que devem ser por toda a vida do diabético, pode ser necessário o uso de medicamentos por via oral (hipoglicemiantes) ou injetável (insulinas), os quais serão prescritos pelo seu médico, conforme a necessidade.

Adotando essas medidas podemos evitar, ou pelo menos retardar as complicações de uma doença que provoca perda da visão, ataques cardíacos, derrames cerebrais, aputações de membros e insuficiência renal. A informação e diagnóstico precoce são os principais pontos no combate a qualquer doença. Se informe e faça seus exames periodicamente.

Abraços!

“O movimento desenvolve; a imobilidade trás estagnação” (Zhuang Ming) 

Os comentários estão encerrados.