Batata frita e sua influência no ganho de peso ao longo dos anos

Comportamentos alimentares específicos podem influenciar o ganho de peso a longo prazo. O novo estudo, publicado no The New England Journal of Medicine (NEJM), sugere que o tipo de alimento, e não apenas as calorias ingeridas, são importantes para evitar o ganho de peso relacionado à idade.

Uma equipe de pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, liderada pelo Dr. Dariush Mozaffarian e pelo Dr. Frank B. Hu, procurou obter insights sobre as mudanças no estilo de vida das pessoas que influenciam o ganho de peso gradual, a longo prazo.

Investigações prospectivas envolvendo três coortes separadas, com a participação de 120.877 americanos dos EUA, livres de doenças crônicas e não obesos no início do estudo, com períodos de acompanhamento de 10 a 12 anos, mostraram que as relações entre as mudanças no estilo de vida e as variações de peso estão associadas.

O peso corporal foi medido de 4 em 4 anos. Os participantes ganharam uma média de 1.500 gramas a cada intervalo de medida (variando entre uma perda de 1.850g e um ganho de 5.625g). O aumento do peso corporal foi mais fortemente associado ao consumo de batatas fritas (760g), batata (580g), bebidas adoçadas com açúcar (450g), carnes vermelhas não processadas (430g) e carnes processadas (420g) e foi inversamente associado à ingestão de legumes (- 100g), cereais integrais (- 165g), frutas (- 220g), nozes (- 260g) e iogurte (- 372g); sendo P ? 0,005 para cada comparação. Mudanças na dieta foram associadas a diferenças substanciais no ganho de peso. Outros fatores foram independentemente associados à mudança de peso (P <0,001), incluindo a atividade física (- 800g), o uso de álcool (185g por drink por dia), o tabagismo, a duração do sono (maior ganho de peso com < 6 ou > 8 horas de sono por dia) e o hábito de assistir televisão (140g por hora por dia).

Concluiu-se que fatores específicos da dieta e do estilo de vida estão independentemente associados às alterações de peso a longo prazo, com implicações para as estratégias de prevenção da obesidade.

Este foi um estudo observacional. Estudos controlados são necessários para confirmar se comer determinados alimentos pode afetar mais o ganho de peso a longo prazo do que simplesmente contar ascalorias ingeridas.

Fontes:

nejm.org

nih.gov

news.med.br

4 Comentários

  1. Ricardo disse:

    Tenho Uma Duvida Diego em relação a Dextrose ou o Malto, ja que eles são de alto teor de Glicose e Carbo.. não atrapalha pra quem quer perder peso? Tenho essa Duvida porque vou começar uma Suplementação de Whey e me indicaram Usar Dextrose ou Malto pra uma Melhor Absorção do Whey , mas se eu usar a Dextrose ou Malto não me atrapalharia a Perder peso ?, o que eu devo misturar junto ao Whey pra uma Melhor Absorção sem que atrapalhe na minha perca de peso e que eu consiga aproveitar e ganhar massa magra com a ajuda do whey ?

    • Diego Zanon disse:

      Olá Ricardo,

      na verdade não vai atrapalhar sua perda de peso.
      A perda de peso depende da ingestão calórica diária, ou seja, de toda sua alimentação do dia e não apenas da suplementação, e também do seu gasto calórico diário.
      Dê uma olhada nesse artigo que vc irá entender melhor.

      http://www.diegozanon.com.br/?p=116

      Abraços!

  2. Hugo Leonardo disse:

    Penso que nada pode ser considerado isoladamente…. como a batata que foi citada no estudo… acho que um conjunto de açoes levam a consequencias… a batata vem acompanhada de outro alimento como refrigerante ou pizza ou carnes ou massas… e o habito é que leva ao ganho de peso….. com a cerveja por exemplo penso que acontece a mesma coisa… Vc bebe..(poderia estar treinando-lembrando que sono tb é treino).. no outro dia está de ressaca(poderia estar treinando) desidratado etc…. Aí a pessoa vem e me fala…cerveja nao engorda….. Não mesmo … quem bebe é que engorda……Além das calorias da cerveja e do tiragosto ainda devem ser levadas em consideraçao as calorias que não foram perdidas em decorrencia da falta de treino ….. Mas cada um faz as escolhas que julgam melhores pra sí… e portanto ARQUEM COM AS CONSEQUENCIAS……hehehe….. mais uma vez ótimo texto…. formador de opinião parabéns diego…

  3. Hugo Leonardo disse:

    Diego.. olá…..aproveitando a pergunta do ricardo .. eu li algo sobre a proporçao 4:1(inclusive alguns géis até divulgam que guardam tal proporçao) na relçao carboidrato /proteína.. e li tb que é uma otima proporçao pra absorçao dos nutrientes…. vc poderia esclarecer melhor essa questao e se é bom mante-la e como fazer isso usando malto/whey.Bom aguardo .. obrigado….